Para que a maquiagem realmente funcione a seu favor é necessario seguir algumas regrinahas básicas, confira:
- PELE: A TELA PARA PINTURA.
Limpe, tonifique, hidrate
Uma boa maquiagem começa com a pele bem limpa, tonificada e
hidrtada. Enfrete ao espelho leve a ponta dos seus dedos indicadores
e médios a testa fazendo movimentos ascendentes da base testa em
direção a raiz do cabelo, faça o mesmo movimento nas temporas em
direção aos ouvidos, no queixo em direção as temporas e da base do
queicho em direção ao fim do pescoço para todo tipo de aplicação.
Lembrete: você pode até dispensar o hidratante caso opte por uma
base que tenha essa função.
Tem que ter: o trio básico - loção ou creme de limpeza; loção tonica
sem álcool; gel, loção ou creme de hidratante adequados a seu tipo
de pele.
Faça certo: para conseguir um bom resultado, menosé mais. Aplique uma quatidade mínima diretamente sobre a imperfeição e espalhe com leves batidinhas usando as pontas dos dedos, sem atrito. Resista à tentaçao de esfregar: aí, o efeito é inverso (em vez de esconder você realça).
Truque: corretivo colorido
Corretivo verde para manchas avermelhadas
Corretivo amarelo para manchas amarronzadas e olheiras
Corretivo lilás para manchas amareladas
Corretivo vermelho para manchas brancas
Tem que ter: corretivo compacto em forma de bastão para jovens, e líquido para as mais maduras. O bastão também é usado para esconder imperfeições maiores como acne, manchas senis. O básico é usar um corretivo que seja um tom mais claro que sua pele. Mais nem sempre ela apresenta o mesmo aspecto (mais ou menos bronzeadas, por exemplo), o melhor é ter um exatamente no tom da pele e utro um pouco mais escuro.
O blush tem o poder de dar um ar fresco e saudável ao rosto desde que você acerte na cor, claro! O rosa é uma opção bem fminina e pode ser usado em qualquer tonalidade de pele. Os blashes líquidos dão apenas um leve ar coradinho e podem ser espalhados com odedo.
Faça certo: para aplicá-lo use um pincel redondo e largo. Passe-o no produto e retire o excesso para um resultado bem natural. Trace uma linha linha imaginária da ponta do lábio até a ponta externa da sobrancelha e outra em direção ao meio da sobrancelha. Comece aplicando a partir do meio das maças do rosto em direção à ponta externa da sobrancelha. Espalhe e pronto. Alguns maquiadores usam picel com o resto do produto para dar uma pincelada na testa, no queixo e no nariz.
Tem que ter: para peles claras, tons rosados e pêssego. Amarelas pedem tons terra, bronze e avermelhados. Morena, mulatas e negras devem ficar com o vinho (vermelho fechado) e o bronze mais forte.
Bem explorados eles chamam mais atenção do que qualquer outro ponto do rosto - com exceção da boca carnuda. O segredo para valorizá-lo é fazer um jogo com a sombra e a cor da íris. Quem tem olhos castanhos deve optar por sombras azuis e verdes. Já as sombras escuras ficam lindas em olhos claros. A receita tradicional inclui sombra, lápis ou delineador e rímel, mas o lápis pode ser transformado em polivalente: pode substituir a sombra, o delineador e ate dispensa o rimel.
POR DENTRO DAS SOMBRAS:
Elas costumam vir em embalagens com duas cores. As mais escuras são aplicadas na região da bola do olho e as mais claras logo abaixo da sobrancelha.
Faça certo: comece aplicando a mais escura no canto externo do olho em direção ao canto interno com o pincel-esponga. Deixe mais esfumado no canto externo e vá clareando para cima e para o lado de dentro.
Tem que ter: uma boa cartela basica de sombras e formada pelas cores perola,marrom bronze e grafite. Os tons de rosa, vinho e azuis devem ser usados com cuidado e por quem ja tem mais conhecimento sobre a maquiagem.
DELINEADOR: USO LIMITADO
É mais usado a noite e na parte de cima do olho.
Faça certo: aplique o produto bem rente aos cílios e sem ultrapassar os limites dos olhos. Caso você opte pelo delineador, esqueça a sombra e complete a maquiagem apenas com rímel.
LÁPIS: O GRANDE CORINGA
Para quem tem pressa e gosta de praticidade, dá para fazer o rosto todo usando apenas um lápis para contorno de olhos e lábios, que funciona como sombra, delineador, batom e lápis de sombrancelha.
Tem que ter: lápis preto, marrom, grafite e branco para o dia e marinho para a noite.
- SOBRANCELHAS: NAO SAIA DA LINHA
Faça certo: nada de mudanças radicais - respeite a linha natural da sobrancelha e retire apenas os excessos. Evite arrancar pêlos na parte superior. Para definir onde ela começa, coloque uma regua ou caneta perpendicularmente a partir da lateral do nariz. O arqueamento deve começar na altura do final da íris e inicio da parte branca do olho. O espaço ideal entre o olho e a sobrancelha é exatamente o de uma íris.
Faça certo: para fixar melhor o batom e evitar que escorra, aplique uma leve camada de base nos lábios. Faça o contorno com o lápis e depois aplique o batom no mesmo tom com um pincel. Se for finalizar com gloss, aplique-o apenas na parte central dos lábios.
Tem que ter: com seis cores e suas possíveis combinações você consegue uma cartela enorme de opções. Anote: vinho, dourado, prata, vermelho, marrom e cor de boca. Escolha também lápis nosmesmos tons e um gloss natural.